A Sanitop vai continuar a criar emprego

Com o objectivo de repor a verdade em relação ao tratamento noticioso ambíguo realizado por alguns jornais, a partir da entrevista do programa MADE IN VIANA da rádio GEICE (ver) a Johan Stevens, director geral da Sanitop, e para que fique evidente a posição da nossa empresa face à introdução de portagens na A28, mas para que fique igualmente claro o nosso sentido da responsabilidade social, cumpre-nos esclarecer o seguinte:

1º –  A análise que fazemos da introdução de portagens nesta scut é profundamente negativa. Defrauda expectativas legítimas dos empresários e dos cidadãos desta região e assenta em incoerências grosseiras em relação aos critérios definidos tanto sob o ponto de vista das alternativas rodoviárias como do desenvolvimento regional. Mas tudo isto tem sido muito bem explicado por diversos movimentos cívicos e pelos responsáveis autárquicos dos concelhos afectados.

2º – No caso concreto da Sanitop estas portagens trarão custos muito significativos. Custos directos sobre a frota de camiões e viaturas ligeiras que circulam diariamente nesta via e indirectos sobre os serviços que outras empresas nos prestam. Bem como impacto no orçamento pessoal de muitos colaboradores que a utilizam para vir trabalhar na base logística de Viana do Castelo.

3º – No actual momento da economia em que se pede a todos que reduzam custos é obviamente um factor de agravamento dos nossos custos operacionais que não podemos negligenciar.

4º – A Sanitop integra uma grande e diversificada equipa técnica e comercial orientada para as diferentes necessidades profissionais, nas seguintes áreas: sistemas para instalação; aquecimento, energia solar e ar condicionado; e equipamentos sanitários com componente decorativa. A empresa nasceu em Viana do Castelo há dezassete anos com apenas duas pessoas e foi-se desenvolvendo para todo o pais a um ritmo constante. Actualmente tem Centros de Atendimento a Profissionais (CAPs) em Viana, Neiva, Ponte de Lima, Braga, Guimarães, Bragança, Porto, Gaia, Viseu, Lisboa, Alfragide, Almada e Faro. Tem duplicado a facturação e o número de trabalhadores em cada período de 3 anos, sempre. E tem mantido este nível de crescimento apesar de a sua actividade depender da construção ou da renovação e a primeira estar em declínio acentuado há muitos anos e a segunda tardar a ganhar dimensão. Cremos, por isso, que soubemos desenvolver uma estratégia e uma proposta de valor adequadas à realidade dos mercados em que nos inserimos.

5º – Em 2008 criamos mais trinta e quatro postos de trabalho e em 2009 dezasseis. Nos primeiros cinco meses deste ano já criamos mais vinte e três empregos. E com portagens ou sem portagens na A28 vamos continuar a desenvolver o nosso projecto empresarial. Sabemos para onde vamos e temos uma equipa, de mais de cento e setenta pessoas já, a depender directamente do sucesso da Sanitop. E essa responsabilidade assumimo-la em cada decisão que tomamos.

6º  – O que Johan Stevens quis dizer na entrevista, que depois foi sendo deteriorada no conteúdo e significado por outros meios de comunicação (ver exemplo: DN), foi que estas portagens representam um esforço financeiro que no caso da Sanitop poderia ser canalizado para acelerar o crescimento e criar mais postos de trabalho. Nunca pôs sequer a hipótese de desempregar um único dos actuais trabalhadores da Sanitop. Nem sequer como atitude de pressão sobre uma decisão que, como atrás explicamos, consideramos gravosa para a região nos atreveríamos a colocar essa ameaça sobre os trabalhadores da empresa. Temos consciência do papel que desempenhamos e o nosso comportamento rege-se por valores. A responsabilidade social é o mais importante de todos.

Administração da Sanitop

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: