Entrevista à revista “Portugal Inovador”

A Sanitop é uma empresa sediada em Viana do Castelo que se expandiu para todo o país e que apresenta uma história de 17 anos de crescimento e inovação contínuos. É líder do sector no mercado português de material sanitário e de climatização, tanto no volume de negócio como na cobertura do território através dos seus 15 centros de atendimento a profissionais. No início do projecto, em 1993, a empresa nasceu apenas com o casal Johan Stevens e Elisa Carvalho, ele belga e ela portuguesa. Seis meses depois foi admitido o primeiro colaborador. Seguiu-se uma história de crescimento contínuo correspondente à duplicação do volume de vendas e de empregos criados em cada período de três anos.

Hoje emprega cento e oitenta pessoas. Possui certificação de qualidade e está em processo de certificação de responsabilidade social. Há dois anos, Johan Stevens, recebeu a Distinção Profissional do Rotary Club de Viana do Castelo e foi distinguido no âmbito do Alto Minho Business Awards 2008, com o Prémio Empreendedorismo. É membro do Conselho Consultivo da APCMC e Presidente do Conselho Fiscal da AEVC. É, também, membro do Conselho Económico e Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo. No final de 2010, a Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa atribuiu à Sanitop o Prémio Torre de Belém, mais um reconhecimento pelo bom desempenho da empresa.

A Sanitop mantém níveis de crescimento notáveis, sempre de dois dígitos, e tem reforçado ano após ano a sua quota de mercado, por isso, perguntamos ao seu fundador e director geral, Johan Stevens, como consegue estes resultados. A resposta foi concisa e directa: “Estabilidade e motivação da equipa, associadas a uma estratégia partilhada por todos.” – e continuou – “Quando nos definimos através da missão da empresa com a ambição de sermos reconhecidos pelos profissionais como o melhor parceiro em sistemas sanitários e de climatização, procuramos estar todos alinhados nesse sentido. E esse é um ponto de partida fundamental! Depois, é necessário inovar constantemente, nos processos, nas soluções técnicas, no relacionamento com o cliente, etc. E convém ter presente que os bons resultados não podem ser um constrangimento a melhorarmos tudo quanto possa ser melhorado! Há sempre muito a melhorar para contribuirmos para o sucesso dos nossos clientes.”

Inovação realmente tem sido uma constante na história desta empresa. A propósito, Johan Stevens falou-nos da importância crescente das energias renováveis e alternativas na actividade da Sanitop. “Não são uma moda. Vieram para ficar! Correspondem à consciência actual sobre a necessidade de encarar os recursos energéticos com a perspectiva da sustentabilidade e agir sobre as causas do aquecimento global. A Sanitop desenvolveu nos últimos anos uma gama completa de produtos de climatização ajustada a esta realidade. Temos tido também um papel muito significativo na formação dos profissionais de instalação e projecto para estarem aptos a desenvolver este sector. Um décimo dos profissionais credenciados oficialmente para instalar energia solar térmica para água quentes sanitárias foi formado pela Sanitop em parceria com o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI)” – e prosseguiu com uma das suas últimas iniciativas, a Academia Sanitop – “é a evolução natural deste trabalho. Considerámo-la a grande aposta da empresa no futuro. Acreditamos que vai influenciar de forma decisiva o futuro do sector. A inauguração do primeiro Centro de Formação Prática e Teórica em Viana do Castelo, no final de 2010, foi apenas o primeiro passo, merecendo uma celebração especial que contou com a presença do maestro António Victorino d’Almeida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: